sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ministro da Aviação Civil vistoria aeroporto de Fortaleza Visita faz parte de uma série de inspeções nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, visita nesta quinta-feira (13.09) o aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), como parte de uma série de inspeções dos aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
O governo federal, por meio do PAC 2, está investindo R$ 4,82 bilhões de reais na expansão da capacidade aeroportuária no Brasil. Isso inclui ampliação ou construção de novos terminais de passageiros e cargas, reforma e construção de pistas, pátios para aeronaves e torres de controle e modernização tecnológica de sistemas operacionais.
Até a Copa do Mundo de 2014 serão investidos R$ 347,78 milhões no aeroporto Pinto Martins (CE). Com a reforma e ampliação, o terminal terá a capacidade aumentada em 40% e poderá receber cerca de 8,6 milhões de passageiros ao ano. No primeiro semestre de 2012, cerca de 2,8 milhões de pessoas passaram pelo Aeroporto de Fortaleza, 10% a mais que no mesmo período do ano passado.
Estão previstas, ainda, a ampliação do pátio de aeronaves e a adequação do sistema viário. Além disso, o aeroporto vai receber 50 balcões de check-in, 10 elevadores, 13 aparelhos de raio-X, seis escadas rolantes, três pontes de embarque e duas esteiras de restituição de bagagens. As obras foram iniciadas em junho deste ano e têm previsão de término para dezembro de 2013.
De olho na mala
Foram instalados quatro monitores nas quatro esteiras do desembarque do aeroporto Pinto Martins. As TVs permitem que os passageiros observem em tempo real o trajeto de suas bagagens desde o momento em que elas são postas nas esteiras até serem restituídas.

Outra iniciativa em desenvolvimento no aeroporto de Fortaleza é o projeto Eficiência. O objetivo é diagnosticar, propor e implantar melhorias de curto prazo nos processos de embarque e desembarque de passageiros, no manuseio de bagagens e na gestão do Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA).
O projeto já foi implantado em Guarulhos, no fim de 2011, proporcionando um incremento de 30% na eficiência dos processos naquele terminal. Neste ano, já receberam o projeto Eficiência os aeroportos de Confins (MG) – com aumento de 47% da capacidade – e do Galeão (RJ) – com acréscimo de 37%. Até o fim de 2013, todos os aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo vão receber o projeto.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário