Mercado de trabalho: as perspectivas para Comissários e Agentes em 2013
O ano de 2012 não se mostrou tão pródigo quanto a maioria esperava, mas
seria injusto dizer que foi um ano perdido. Pela primeira vez na
história o mercado brasileiro viu oito empresas aéreas contratando
Comissários(as) simultaneamente em um único trimestre. Um recorde. Azul,
Trip, Avianca, Emirates ,Passaredo, Webjet, Total e Weston realizaram
seleções entre janeiro e março, sendo que as 4 primeiras mantiveram
processos seletivos em maior ou menor escala ao longo do restante do ano
todo. Viu-se em 2012 também o início do “boom” do mercado para
Comissários em Helicópteros, uma área muito promissora que no último
trimestre do ano já realizava seleções em escala equivalente e às vezes
até superior ao registrado pela aviação comercial no mesmo período. A
Emirates realizou “Open Days” sem parar: ao todo foram nove seleções em
menos de 12 meses. Outro recorde.
As grandes faltas sentidas no ano foram as líderes TAM e GOL, que por
motivos de reestruturação estratégica optaram por não contratar
Comissários de Voo em 2012. Para a função de Agente de Aeroporto,
todavia, as duas bateram todos os recordes de contratação, chegando ao
ápice em novembro quando ambas as empresas juntas criaram mais de 1.500
vagas em terra para todo o Brasil. 2012, embora tenha parecido um ano
morno, registrou recordes muito positivos.
Para 2013 o quadro tende a melhorar, sobretudo por conta das
perspectivas de TAM e GOL retomarem as contratações. Ambas passam por um
momento de reorganização com vistas a manter a lucratividade, e esse
movimento se mostrava previsível desde 2011, devido aos processos de
grandes fusões que ambas se envolveram – a primeira com a chilena LAN, a
segunda com a low cost Webjet. Concluídos esses processos será hora de
pensar em contratações, e com relativa urgência. Ambas as empresas
passam por uma fase de alto turn-over, o que gerou um crescente déficit
de tripulantes. A questão portanto não é mais SE esses empresas voltarão
mesmo a contratar: isso é considerado líquido e certo, inclusive por
fontes internas. A questão principal é QUANDO. Sabe-se que, continuando
no ritmo atual, por volta dos meses de julho ou agosto ambas as empresas
já não terão mais tripulações suficientes para manutenção de suas
respectivas malhas.
A Avianca tem intenções declaradas de manter um ritmo de contratações
semelhante ao de 2012, ou seja, pode-se esperar uma boa regularidade da
realizações dos processos seletivos. A dupla Azul-Trip tendem a ser a
cia. aérea com maior volume bruto de contratações no 1º semestre,
sobretudo devido à franca expansão da malha e da frota. A gringa
Emirates também já dá evidências claras de que não pensa em parar de
contratar no Brasil tão cedo, o que pode ser interpretado como uma
excelente notícia.
A grande surpresa de 2013 promete ser as empresas novas ou pequenas em
expansão acelerada, como é o caso da Brava (ex-NHT, agora operando com
EMB-120), da MAIS (que acaba de conquistar o CHETA definitivo para voos
regulares), a Whitejets (que também se prepara para a operação regular) e
a MAP, que já estreou no mercado amazônico e agora pretende adquirir
mais uma aeronave ATR para garantir a regularidade das operações.
O lado ruim de 2013 possivelmente deverá ficar por conta da Webjet, que
sumirá de vez dos céus brasileiros e deixará de dar oportunidades,
podendo até mesmo consumar algumas demissões, e da Passaredo, que se
encontra em processo de recuperação judicial e por isso tem suas
perspectivas de contratação gravemente comprometidas para 2013.
No mercado de Agentes de Aeroporto as perspectivas entretanto são as
melhores: além das empresas aéreas, as empresas de atendimento
aeroportuário contratarão como nunca antes, devido sobretudo à chegada
de pelo menos mais seis novas empresas aéreas internacionais ao Brasil
(sobretudo Guarulhos e Galeão). Swissport, SEA, Proair, Orbital e
Vit-Solo lideram este segmento.
Dessa forma as perspectivas para 2013 são boas e concretas. Dificilmente
veremos algum evento muito destoante das previsões aqui elencadas,
salvo mudanças drásticas imprevisíveis.
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Fonte: AVIAÇÃO.COM
Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirO Mercado sempre terá oportunidades para quem esta preparado. A Aviação tem sempre altos e baixos, então se preparem quando em baixa para quando chegar a alta você estar preparado.
Boa Sorte sempre a todos.
Voo Fácil Taxi Aereo